SBSI 2015

O XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação 2015 (SBSI 2015), organizado pelo Instituto de Informática – UFG (INF) e coordenado pelos professores Dr. Vinícius Sebba Patto e Me. Valdemar Vicente Graciano Neto, contou com a colaboração de diversos docentes e discentes do INF-UFG e de outras instituições, além do apoio de técnicos administrativos do INF-UFG. Adicionalmente, o XI SBSI é promovido pela Sociedade Brasileira da Computação e realizado em cooperação com a ACM SIGMIS, SIGAPP e Association for Information Systems.

O evento ocorreu entre os dias 26/05/2015 e 29/05/2015,  no Centro de Aulas D e no Auditório da Faculdade de Direito da UFG. Contando com 230 inscritos, palestrantes nacionais e um internacional. Houve apresentações de palestras, minicursos e artigos, incluindo trabalhos realizados no INF. São eles:

• Cultura Organizacional na Adoção de Metodologias Ágeis no Desenvolvimento de Sistemas de Informação – João Paulo Amaral, Gerson Silva Junior, Valdemar Neto e Patricia Matsubara (UFMS);
  • Assistente Digital para Recomendação Turística em Mapas Interativos – Henrique Araújo Porto e Vinicius Sebba Patto;
  • Uso de gamification para melhorar adesão a tratamento – Eduardo Albuquerque e Matheus Nascimento;
  • Uma Análise de Instrumentos para Avaliar a Aderência ao Nível 2 do TMMi em Pequenas empresas – Daniella Costa, Plínio Leitão-Júnior, Fábio Lucena;
  • Avaliação do Nível de Maturidade em Teste de Software em Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás – Adailton Araújo , Cassio Leonardo Rodrigues, Auri Marcelo Rizzo Vincenzi e Celso G. Camilo-Junior;
  • Learning Difficulties on Computing Courses: Cognitive Processes Assessment Methods Research and Application – Vinicius Pessoni, Fernando Federson e Auri Marcelo Rizzo Vincenzi (premiado com  o terceiro  melhor artigo do evento).

O Instituto de Informática da UFG também  colaborou com um minicurso do evento:

• Padrões, ferramentas e boas práticas no desenvolvimento de software para Web Semântica – Ernesto Veiga, Márcio Vinícius Oliveira Sena e Prof. Renato Bulcão Neto

Nossos agradecimentos a todos que contribuiram para o evento, dando destaque ao INF em evento nacional na área de Sistemas de Informação.