Serviços e Públicos

Empresa

Um dos objetivos norteadores do Apoema é facilitar o acesso de soluções inovadoras na área de TI às empresas, não só presentes no estado de Goiás, mas também em todo o Brasil, através do estabelecimento de parcerias que permitirão a incorporação de tecnologias e processos desenvolvidos na universidade, diretamente nas organizações, fomentando a geração de novas tecnologias e a transferência de conhecimento.

Para tanto, o APOEMA atua como um elo entre as empresas e o Instituto de Informática (INF). Por isso, estimula as empresas a investirem em projetos de pesquisa com potencial de inovação.

Entre os serviços ofertados aos empresários, citamos:

• Apresentação do portfólio INF para potenciais parceiros;
  • Busca de pesquisadores interessados nos projetos financiados pelas empresas e/ou governo;
  • Auxílio na aplicação da Lei de Informática (Leis 8.248/91, 10.176/01 e 11.077/04) e Lei do Bem (Lei n.º 11.196/05);
  • Fomento aos encontros entre as hélices da inovação: Governo, Academia e Empresas;
  • Promoção de editais e de projetos inovadores no Estado de Goiás, auxiliando na consolidação de Polos Tecnológicos no estado.

Governo

O APOEMA também fornece soluções inovadores na área de TIC para diferentes esferas do governo, atuando como um elo de ligação entre os Orgãos governamentais e o Instituto de Informática.

Entre os serviços ofertados, citamos:

• Apresentação do portfólio INF para potenciais parceiros;
  • Busca de pesquisadores interessados nos projetos financiados pelo governo;

Pesquisadores do INF

O APOEMA se posiciona internamente como um Escritório de Projetos e Parcerias. Com isso, apoia o INF no planejamento, execução, avaliação e finalização de projetos e parcerias estratégicas. Para tal, oferece diversos serviços como:

Auxílio na gestão de projetos financiados:
  • Auxílio no processo de compra (cotação e contratação);
  • Auxílio na seleção de bolsistas;
  • Cadastro de projetos e pesquisadores na ferramenta RedMine;
  • Solicitação de produtos e serviços.
Auxílio na gestão de projetos orientados:
  • Cadastro de projetos IC, TCC, Mestrado e Doutorado na ferramenta RedMine;
  • Cadastro e vinculação de pessoas aos projetos.
Além desses, ressaltam-se os gerais:
  • Treinamento inicial no método Scrum;
  • Treinamento inicial na ferramenta RedMine;
  • Assinatura do termo de sigilo e confidencialidade, quando for o caso;
  • Auxílio na captação de recurso;
  • Auxílio na negociação de Propriedade Intelectual e Royalties;
  • Encaminhamentos para confecção e registro de Software e/ou Patentes junto ao órgão responsável na UFG;
  • Auxílio na divulgação dos resultados;
  • Auxílio na elaboração, negociação e encaminhamento dos termos de cooperação com os parceiros.